Skip to Store Area:

Loja Virtual

LiveZilla Live Chat Software
Assistir Video
Video Bobinex

CURSO DE COLOCAÇÃO DE PAPEL DE PAREDE

Este curso de Colocação de Papel de Parede tem como objetivo dar informações básicas sobre colocação de Papel de Parede, não tem o intuito de transformar ninguém em expert no assunto,por isso as informações aqui expostas são meramente orientativas.

HISTÓRICO DO PAPEL DE PAREDE

O papel de parede começou a ser usado na china.Inicialmente era totalmente artezanal feito de folhas de palha de arroz,de lá para cá a evolução foi espantosa,chegando atualmente às modernas técnicas de impressão.
O papel de parede é um revestimento de parede fabricado com papel de boa qualidade que passa por tratamento especifico para melhorar sua lavabilidade e resistência á luz. Recebe estampas em cores e desenhos diversos criando uma imensa gama de possibilidades p/ decoração de um ambiente.
É usado para proteger e revestir as paredes interiores de um ambiente, é decorativo, renovador e aconchegante, além de ser ecológico uma vez que sua principal matéria prima o Pinus e o Eucalipto é uma fonte renovável, não destruindo a natureza.

FERRAMENTAS BÁSICAS
1- Brocha retangular ou trincha larga
2- Metro ou trena
3- Desempenadeira ou espátula de aço
4- Escova de cerdas ou rodo de nylon
5- Prumo ou Similar
6- Estilete ou tesoura
7- Esponja ou pano limpo
CONDIÇÕES DAS PAREDES
As paredes ideais para colocação de Papel de Parede são as que se apresentam da seguinte forma:
a) Secas, sem umidade aparente
b) Preferencialmente lisas ( as irregularidades serão passadas para o papel após secagem da cola)
c) Absorvente e levemente porosa não em excesso e também não muito impermeável.
d) Parede bem estruturada, que não esteja com som de massa oca ao se bater.

ADESIVOS
a) Papéis leves e vinilizados - o adesivo recomendado é o CMC (Carboxi metil celulose),
b) Papéis Pesados e Vinílicos, o adesivo recomendado é o adesivo vinílico que já contém na sua formulação Fungicidas.

CÁLCULO DE QUANTIDADE

1- Cada rolo tem 10 m de comprimento x 0,50 m de largura, levando em conta que a maioria das paredes tem altura que varia de 2,50 m a 2,90 m conseguimos obter 3 alturas por rolo conforme fig.1 que aplicadas uma ao lado da outra, perfaz uma largura de 1,5 m conforme fig. 2. Portanto se somarmos as larguras das paredes e dividirmos por 1,5 , vamos obter a quantidade de rolos necessários ( arredondar para cima) conforme fig.3 3,20+3,20+2,70+2,70= 11,80 /1,5=7,8 arredondar para 8.

2- Quando calculamos papel de parede para um único ambiente e pequeno, não devemos descontar porta e janela, visto que a área ocupada não corresponde a 1 rolo = 5 m2, fig. 4 e as sobras não tem uso. Nota : As sobras são maiores ou menores devido à altura de cada ambiente. O padrão de 10m de comprimento é usado para que abranja todas as alturas existentes nas habitações.

Obs. Caso tenhamos de calcular um mesmo Papel para vários ambientes, à soma total das paredes, podemos descontar a medida linear das portas, e ajustar a quantidade de rolos encontrada.

INICO DA COLOCAÇÃO

1- Verificar nos rótulos dos rolos se são todos da mesma referência e da mesma partida.
Obs.: Se forem de partidas diferentes, não poderão ser aplicados na mesma parede, somente em paredes distintas.

2- Calcular a grosso modo se a quantidade de Papel é suficiente para a colocação (modo prático, com o rolo meça quantas larguras são necessárias no total, sabe-se que cada rolo dá 3 alturas).

3- Abrir o rolo de papel e verificar possíveis defeitos de fabricação (caso isto ocorra,leve ao local da compra acompanhado da respectiva etiqueta de fabricação p/ troca).

4 -Após medir a altura do local e verificar o tipo de casamento do desenho, cortar a primeira faixa (altura) com adicional de +- 10 cm para recorte junto ao teto e rodapé, a segunda faixa deverá ser cortada após compará-la com a primeira para verificar o encaixe de desenho, desprezando a sobra que passar do tamanho da primeira faixa conforme fig. 5.
Obs.a- Corte no máximo 3 rolos de cada vez.
b- Para papéis lisos é aconselhável fazer uma marca a lápis para saber qual é o lado de cima ,para não inverter a faixa.

5- Após cortadas as alturas e mantida a sequência, colocar as faixas já cortadas sobre uma base com os desenhos voltados para baixo.Aplique uma camada abundante de cola com a tricha ou brocha em pouco mais da metade da faixa e dobre ao meio sobre si mesma fig. 6 sem vincar, aplique a cola na parte restante e faça o mesmo procedimento anterior, que ficará como,a fig. 7. Após este procedimento e sem pressa ( a cola demora p/secar), faça uma sanfona conf. fig. 8. Obs. Não deixar pontos sem cola.

6- Para iniciar a colocação posicione a escada no local do inicio ( Em geral junto a um canto atrás da porta), apoie a faixa dobrada no braço conforme fig. 9 p/subir na escada, abra a faixa segurando pela parte superior nas extremidades, deixando-a deslizar suavemente parede abaixo.

7- Encoste o papel na parede junto ao teto subindo um pouco para o teto,para recortar mais tarde.Encoste a faixa no canto lateral, avançando também aproximadamente 1 cm. Verifique o prumo, caso seja necessário ajuste-o batendo levemente no papel no sentido necessário a correção fig. 10. Feito isso abra a parte de baixo da folha que ficou dobrada no inicio e complete a colocação da faixa. ( Caso prefira, você poderá traçar uma linha de prumo previamente). Após completar a colocação da faixa recorte o excesso junto ao teto e rodapé com auxilio de uma espátula.
NOTA. Para alisar o papel, passe escova de serdas macias ou pano macio suavemente do centro para as bordas. Siga o mesmo procedimento para as outras faixas, conferindo o prumo de vez em quando. Encoste as faixas, não sobreponha.

8- Quando chegar próximo ao canto, medir a parte faltante e acrescentar +- 1cm cortar a faixa a ser colocada nessa medida ( já com cola), faça a colocação normalmente como as outras, a sobra lateral deverá ser deixada na proxima parede, a outra parte da faixa (sobra) deverá ser colocada normalmente em seguida.

Nota : À medida que vai colocando cada faixa limpar o excesso de cola junto ao teto e rodapé.
**********************************************************************************************************************************************************
COLOCAÇÃO DE FAIXAS DECORATIVAS

1- Colocação de faixa decorativa sozinha ( sem papel)
a) Marcar vários pontos na parede na altura desejada.
b) Cortar a faixa na medida de cada vão (parede) a ser colocado, aplicar cola da mesma maneira que se faz com a faixa de papel de parede.
c) Apoiar a ponta da faixa na parede, e ir abrindo a faixa junto à parede próximo à marcação feita anteriormente, após totalmente esticada faça a complementação ajustando a faixa à marca e passar uma escova ou pano macio sobre ela, sem muita força para não retirar totalmente a cola. Faça a limpeza como anteriormente.

**********************************************************************************************************************************************************
2- Colocação de Faixa Decorativa com Papel
a) Faça a marcação da parede como no item anterior a aplique a faixa normalmente.
b) Corte o papel na altura desejada c/ pequena sobra e faça a colocação como uma altura de papel normal, sobrepondo +- 1 cm sobre a faixa decorativa já colocada. Após assentar o papel normalmente vinque o papel junto a faixa decorativa e com apoio de uma espátula ou desempenadeira de aço corte o papel rente à faixa e retire a sobra que está sobre a faixa decorativa.

Solicitamos que qualquer dúvida ou dificuldade contate-nos pelo nosso E-Mail sac@cortnobre.com.br

Créditos:
FONTE de Consulta : Curso de Aplicação de Papel de Parede por José Juan Lopez Caballero